No cenário atual, a transformação digital tem impactado todos os setores da economia, e o ramo de alimentação não é exceção. A pandemia da Covid-19 abriu uma oportunidade sem precedentes para a popularização dos aplicativos de delivery, e com isso, os restaurantes encontraram um salva-vidas que lhes permitiu continuar alcançando clientes. No entanto, também surgiram desafios significativos que seguem intactos no mundo pós-pandêmico.
Talvez o principal desafio se assemelhe à luta de Davi contra Golias. Os principais players da entrega de comida a domicílio são empresas gigantescas, com um poder de negociação enorme. Isso implica que as taxas cobradas podem resultar abusivas, especialmente para os restaurantes familiares, artesanais e com uma proposta gastronômica de qualidade, não focada na redução de custos materiais e operacionais. Descontos, promoções e ofertas de 2 por 1 podem ser, às vezes, mais um problema do que uma solução. A pergunta obrigatória que surge é: os aplicativos de delivery e os descontos são heróis ou vilões para os restaurantes? E, ainda, é possível que os estabelecimentos usem esses recursos a seu favor, estrategicamente?
O lado cruel dos descontos
Descontos são uma ferramenta poderosa para atrair novos clientes e incentivar compras repetidas. Em um mercado altamente competitivo, eles podem ser o diferencial que leva um cliente a escolher um restaurante em vez de outro. Aplicativos de delivery, como iFood e Rappi, oferecem promoções tentadoras que ajudam a aumentar o volume de pedidos, especialmente em horários de baixa demanda.
Por outro lado, os descontos também têm seu impacto de risco. Quando utilizados sem critério, podem corroer as margens de lucro e criar uma clientela que só compra quando há promoções. Muitos donos de restaurantes relatam que “o cliente que só vem porque tem um cupom de desconto é cliente do aplicativo, mas não meu!”. Quando aos descontos descontrolados somamos as comissões elevadas cobradas pelos aplicativos, o resultado pode se transformar em um verdadeiro “hara-kiri” financeiro, levando à falência econômica que dessangra o negócio aos poucos.
Estratégias para domar os leões
Então, como os restaurantes podem transformar esses “vilões” em “heróis”? A resposta deve passar necessariamente pelo desenho de estratégias inteligentes, ágeis e constantemente avaliadas:
Entender as Diferenças entre Oferta, Promoção e Desconto
Essas definições merecem por si só um post bem detalhado, mas é importante entender, inicialmente, que a natureza e os objetivos da campanha de vendas devem estar bem alinhados com os objetivos gerais e estratégicos do negócio.
Use-os para que eles não abusem
Nem todos os produtos devem obedecer à mesma fórmula de marketing ou vendas. Existem múltiplas variáveis no setor gastronômico, tais como o momento, o prazo, os custos e o perfil do público-alvo, que podem determinar os parâmetros de segmentação de uma oferta ou promoção.
O Posicionamento Estratégico entre o Restaurante e o Consumidor
A maioria dos aplicativos usados atualmente se posiciona como um pedágio entre o restaurante e o cliente, seja com uma taxa de passagem e entrega, ou através de cupons de desconto ou de 2×1. Em ambos os casos, o fluxo econômico inicia no consumidor, passa parcial ou totalmente pelo aplicativo e chega ao restaurante com o percentual ou valor de passagem abatido.
No caso do Bonn App, o posicionamento no mercado tem sido cuidadosamente desenhado após essa análise mercadológica. E esse é um dos grandes diferenciais do ponto de vista estratégico, pois a ausência de intermediários na relação restaurante-consumidor reforça os laços para uma relação de confiança a longo prazo. Exemplos dessa estratégia podem ser encontrados nas diferentes telas do Bonn App, como a agenda cultural, a galeria ou até nos Stories. Esses ambientes reforçam uma comunicação direta, sem intermediários e com foco no valor agregado da proposta gastronômica, e no perfil do consumidor. O desconto e a promoção podem vir após essa relação estar bem consolidada.
O Bonn App como mudança de paradigma
O Bonn App, atuando como um buscador de restaurantes e eventos culturais avançado, chega ao Brasil com a missão de auxiliar os estabelecimentos a direcionarem suas operações de maneira estratégica. Isso inclui a gestão de campanhas de descontos e a integração com outros aplicativos quando necessário. Nosso objetivo é ser a ferramenta que se adapta às necessidades específicas de cada negócio, sempre apostando na inovação e originalidade das soluções tecnológicas. Focamos em destacar os atrativos que realmente cativam os consumidores, promovendo um engajamento mais profundo e sustentável entre os restaurantes e seu público. A missão última, portanto, é conseguirmos conjuntamente transformar os vilões em heróis a serviço dos restaurantes.